18 de dezembro de 2013

Big Análise PSMBr - Gran Turismo 6: O verdadeiro simulador de dirigibilidade.

Olá, Nação PlayStation! Esta é uma das franquias mais consagradas, se não for a mais consagrada da família PlayStation. Presente desde o PlayStation original, Gran Turismo veio ao mundo para simular uma paixão mundial: A paixão por carros. Antes de tudo, vamos conferir a ficha do jogo:


  • Jogo: Gran Turismo 6;
  • Desenvolvedora: Polyphony Digital;
  • Envolvidas: N/A;
  • Publicadora: Sony Computer Entertainment;
  • Recomendação: Livre para todos os públicos;
  • Plataforma: PS3;
Gran Turismo 6 continua o que a série faz de melhor: Simular corridas e sensações com automóveis. Contém cerca de 1200 carros e 30 pistas com mais de 70 layouts diferentes. Contém também eventos inéditos na série. Sem mais nem menos, vamos iniciar a Big Análise de GT6:
  • Carros:
GT6 conta com uma variedade enorme de carros. Todos os carros de GT5 continuam disponíveis, e felizmente, todos eles estão lá nas concessionárias, disponíveis a toda hora, sem ter que rezar para que apareçam na concessionária de usados (Como em GT5).

Mas um dos maiores problemas de GT5 persiste em GT6: Os carros standarts. Não há mais distinção entre os novos modelos e os modelos standarts, mas eles continuam nos perseguindo. (Para quem não conhece, os carros standarts são modelos reciclados do Gran Turismo 4, para PS2, e que não possuem acabamento, nem externo e nem interno).

De qualquer jeito, há uma variedade enorme, com marcas renomadas, como Audi, Mercedes-Benz, Peugeot, Chevrolet, Toyota, Ford, Nissan, Honda, BMW e muitas outras.

Outro velho problema, que nos acompanha desde GT4, é o som dos veículos. Ao pilotar um SRT Viper, você pode realizar o teste fechando os olhos. A sensação é de pilotar um carro de passeio qualquer com baixa potência.

Esperamos que tudo isso seja corrigido em Gran Turismo 7, para o PS4.
  • Cenários:
São mais de 30 pistas, incluindo circuitos famosos mundiais, como Spa, Le Mans, Nurbürgring, Daytona, Silverstone e outros, cricuitos originais, municipais e de neve ou terra.

Não falta lugar para correr. E quase tudo é bem lindo. As texturas das pistas e da paisagem ao redor, como prédios, mato e montanhas foram bem feitas.

Mas outro problema que nos persegue está de volta em GT6: Os torcedores de papel. Sim, a Polyphony não foi capaz de fazer torcedores reais. Nas corridas você não os percebe. Mas antes delas, quando a câmera passeia pela pista ou quando você para seu carro no canto, eles estão lá, mais finos do que nunca.
  • Gráficos:
Não seria possível realizar algo muito supremo em relação à GT5. O PS3 já se encontra em seu limite e GT6 é um jogo extremamente grandioso.

Mas os gráficos estão belíssimos, principalmente nas novas pistas, como Le Mans 2013, Silverstone, Apricot Hill, Matterhorn e GT Arena.

GT6 prova que um jogo extremamente gigante como ele ainda pode fazer algo lindo no PS3, que é um console com hardware de 7 anos.
  • Eventos:
Gran Turismo 6 possui eventos inéditos em toda a série, como o Good Wood Festival of Speed, em que você deve percorrer o traçado do evento real com os carros oferecidos por Lord March dentro do jogo dentro do menor tempo possível. Com quase todos os veículos é bem simples chegar ao ouro. E por quê quase? Porque há o desafio do insano Red Bull X2011. Este é simplesmente impossível. E isto torna o evento chato. Tentativas infinitas começam a irritar o jogador. E isso não é um ponto forte.

Há ainda os eventos na Lua. Sim, GT6 vai além da Terra. São três missões como o Rover Lunar utilizado no Apollo 15. É um difícil, mas ao mesmo tempo tranquilizante e agradável desafio, pois a velocidade e obstáculos no caminho interferem de uma forma forte.

Mas GT6, apesar de seus problemas, traz eventos bem interessantes. Espero que a Polyphony adicione mais eventos com o tempo.
  • Vision Gran Turismo:
É algo totalmente insano, mas interessante. Montadoras de todo o mundo trabalhando em carros totalmente visionários e que serão exclusivos de Gran Turismo 6. Alguns podem virar realidade após a chegada em GT6.

O primeiro a ser adicionado foi a Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo, que é dado de presente ao jogador. Nada mais justo.

Mas não há muito a dizer antes de ver o projeto mais desenvolvido.
  • Microtransações:
Este é um ponto que aprovo e que muitos não entenderam. Microtransações são modelos de transações realizados com dinheiro real.

Mas em GT6, elas não são obrigatórias. Para entender melhor, visite este post. São uma forma de obter Crs. (Moeda do jogo) antecipadamente e poder realizar a compra de seu tão sonhado carro. É por isso que aprovo: Por serem opcionais. Você ainda pode correr repetidas vezes para conseguir Crs. Todos os carros podem ser comprados assim.
  • Multijogador:
O que era ótimo em GT5, ficou excelente em GT6. O modo multijogador está muito mais limpo e organizado. Agora tudo fica mais fácil, tanto na procura das salas, como dentro delas.

E os jogos estão mais leves. Durante o teste, não percebi nenhum tipo de erro com a comunicação entre os jogadores e com o servidor.

A comunicação está mais limpa também, sem chiados ou cortes na fala. Todas as modificações do GT6 em relação ao GT5 no modo multijogador foram para melhor.
  • Interface:
Esta merece nota máxima. Para quem está acostumado com a de GT5 vai notar uma grande confusão no início, mas logo vai perceber que é bem mais simples.

Tudo está disponível ao alcance dos seus olhos. Não é mais aquele entra e sai de menus que era em GT5. Você pode acessar desde a sua garagem até os eventos e a sua carreira, tudo no menu principal.
  • Licenças:
Estão  mais fáceis, assim como as corridas. Não vai ser difícil completar as primeiras licenças com ouro em tudo. Mas aos poucos vai ficando mais difícil, nada muito preocupante.

Elas estão dentro dos eventos (Corridas) do modo carreira e facilitam ainda mais o seu trabalho. Lembre-se que é preciso terminar todas as licenças para ir ao próximo nível de eventos.
  • Conclusão - Vale a pena?
Sem dúvidas. Gran Turismo 6 foi criado para os já entusiastas do jogo, para quem tem apenas paixão pelo automobilismo ou por quem apenas quer curtir e se divertir com o jogo.

Deixe tudo de lado e acelere com GT6 em seu PS3. Você pode comprá-lo por apenas R$149 nas maiores varejistas do Brasil.

9,5/10
Excelente - PSMBr

We are PlayStation Nation!

Nenhum comentário:

Postar um comentário