29 de setembro de 2013

Big Análise [Grand Theft Auto V]: Quase a perfeição. Parabéns Rockstar, você conseguiu de novo.

Olá, Nação PlayStation! Aqui está uma big análise, na verdade a primeira, que só pode ser dedicada a jogos como este. Mas antes de tudo, confira a ficha do jogo a ser analisado:
  • Jogo: Grand Theft Auto V (GTA V);
  • Desenvolvedora: Rockstar North;
  • Envolvidas: Rockstar Leeds, Rockstar London, Rockstar NYC...
  • Distribuidora: Rockstar Games;
  • Recomendação: 18+
  • Plataforma: PlayStation 3
Grand Theft Auto V foi o jogo mais esperado por todos, já que Grand Theft Auto IV não cumpriu exatamente o que prometeu. Mas por que tanta ansiedade por parte de todos? Grand Theft Auto não é uma franquia anual e isso faz com que este jogo seja aguardado e mais aguardado e sempre mais. E a Rockstar é uma empresa que dispensa comentários. Todos os seus jogos causam polêmica, mas são feitos com uma dedicação incrível, tornando-os quase perfeitos.

Com Grand Theft Auto V não foi diferente. O seu maior defeito foi ser curto. Mas tudo o que foi incluído neste jogo recompensa este. As possibilidades são imensas e para fechar o jogo com 100% vai ser bem demorado. Mas vamos iniciar a análise, ou melhor, a Big Análise.

  • Los Santos, a cópia perfeita de sua inspiração:
A Rockstar prometeu o maior mapa da série, sendo maior que o de seu antecessor, que o de Grand Theft Auto: San Andreas e Red Dead Redemption juntos. Mas ela não fez isso, fez mais que isso. Terminei a história do jogo e o mapa não está aparecendo completamente. A ambientação está perfeita. Tudo está muito real, desde os pedestres, os movimentos dos veículos terrestres e aéreos, como aviões (Que agora pousam e decolam), até a agilidade da polícia, mas este último assunto será retratado em outro momento.

E Los Angeles que se cuide, pois Los Santos pode ser facilmente confundida com sua inspiração. As únicas diferenças são os nomes de bairros e de locais específicos, como piers.

  • Não há o que fazer? Jogue Grand Theft Auto V:
Ao terminar a história somente com as missões principais, você deverá ter pouco mais que 50% do jogo concluído. Mas e os outros 50%? Estarão em atividades e missões secundárias. Há atividades como ioga, tênis, corrida aquática, corrida off-road, stands de tiro e outras que podem melhoras habilidades como direção, diminuição no coice da arma no momento do tiro e fôlego (Apresentado no jogo como resistência). Estas atividades não permitirão que o jogador fique muito tempo sem fazer nada, pois não há desculpas com GTA V.

  • Não arrume encrenca com a polícia:
Se você achava as perseguições de GTA IV difíceis, não tente arrumar encrenca com a polícia, pois esperteza faz parte do legado deles. Com apenas uma estrela, dois carros são enviados atrás de você. Se você tocar em um deles, ou ao contrário, mais um é enviado e pode ter certeza que você está encrencado, pois outros aparecerão após isso. E fugir deles não é nada simples. Em GTA IV, havia apenas um radar no qual você deveria ficar fora. Agora, cada carro tem seu próprio radar. A dica é não ficar andando, mas procurar um local dentro abaixo de um viaduto e ficar parado. O tempo para sair da procuração aumentou, por isso, tenha bastante cuidado. E a estratégia dos policiais foi melhorada. Um carro fica na sua frente, bloqueando seu caminho e o outro bate na sua lateral traseira, fazendo seu carro rodar. A Rockstar prometeu e cumpriu que a inteligência policial seria melhorada.

  • Gráficos muito belos:
Jogos de mundo aberto geralmente pecam em algum local do mapa na questão gráfica. Com GTA V isso não acontece. O jogo está sempre impecável. A Rockstar soube muito bem como fazer a água e ficou perfeita. O brilho e as cores o tornam distante do acinzentado GTA IV. As texturas utilizadas nos personagens ficaram bastante bonitas e os animais também. Tudo entrou em uma bela harmonia, o que tornou o jogo lindo.

  • A volta do tão esperado tuning:
A Rockstar disse que traria de volta algo que fez muita falta em GTA IV: O tuning nos carros. Agora, é possível realizar essa modificação em 5 lojas especializadas em todo o estado de San Andreas (Sim, o estado continua se chamando San Andreas). Você pode melhorar desde cores, até blindagem completa na carroceria e rodas. Mudanças no motor e turbo também estão disponíveis. Faça seu carro do jeito que você quiser.

  • Propriedades estão de volta:
Sim, a compra de propriedades estão de volta também. Mas não vá se empolgando em comprar as melhores casas, pois não é possível. É possível apenas a compra de propriedades que serão voltadas ao comércio, garantindo semanalmente (Com os dias do jogo) alguma grana. A Rockstar garantiu que não seria possível ganhar muito dinheiro matando pedestres, por isso é uma boa investir em propriedades.

  • Uma inteligência artificial incrível:
Tanto pedestres como motoristas possuem uma inteligência artificial melhorada. Quando você fica muito tempo próximo a um participador de gangue, ele o percebe e manda-o sair do local. Após a insistência, você tem que se resolver com a gangue do pedaço. Roubar um veículo e ficar por muito tempo no local não é uma boa opção, pois com atenção, percebe-se pessoas ligando para a polícia. Dar trote em serviços de emergência também causa a perseguição, assim como o roubo de serviços públicos, como os ônibus de Los Santos. Além disso, você não é o único ladrão do local, já que frequentemente aparecem carros de polícia perseguindo pessoas. Também há pedestres honestos. Em alguns locais, ao bater em uma mulher, homens virão defendê-la e alguns ligarão para a polícia.

  • Finalmente há interação no aeroporto:
Quem achava chato o modo como os aviões se comportavam no aeroporto de Liberty City em GTA IV? Apenas andavam pela pista. Agora não há mais esse problema, já que os aviões decolam e pousam, mesmo que de uma forma precária (Onde é possível um Boeing 747 pousar e parar em 100m? Ou decolar na mesma proporção de espaço?). E é possível comprar um hangar e não ser perseguido pela polícia ao entrar no aeroporto.

  • Missões envolventes:
Esse foi um dos principais motivos para não terminar GTA IV. Não conseguia ver diversão ou qualquer coisa que me animasse nas missões. Isso mudou totalmente. Não fiz nada, absolutamente nada neste jogo antes de terminá-lo por completo, pois as missões te envolvem de um modo incrível. Quando terminei, fiquei desolado me perguntado se aquilo era real e o que eu iria fazer da vida por parte de jogos. Bom, o PS4 está chegando e terei muito o que jogar até um próximo Grand Theft Auto. Agora vou à caça dos 100% através das atividades de esportes e dos Estranhos e Doidos, principais missões após as missões principais.

  • A preocupação não é única, mas tripla:
Desta vez, não há só o CJ, só o Niko ou só o Jhony, mas Michael, Franklin e Trevor. O ricaço, o novato e o psicopata maníaco matador, que poderia ser designado por muitas outras palavras. Michael tem uma família que ama muito, mas que não é tão próximo devido à brigas e mais brigas. Franklin trabalha em uma concessionária e seu emprego é roubar carros. Trevor? Bom, Trevor é o dono da Trevor Phillips Industries, uma fabricante de metanfetamina, que é uma droga que promete levar o usuário ao paraíso, segundo a própria empresa.

No início do jogo, não é possível utilizar todos os personagens devido à introdução dos mesmos na história. Após a introdução de todos, na maioria do tempo, a opção Alternar estará disponível, bastando apenas segurar o direcional digital para baixo e selecionar o personagem com o direcional analógico. A transição será feita com a câmera subindo e após uma breve visão de satélite, ela voltará no personagem selecionado.

  • Seu único problema foi ser tão curto:
Sim, este é um problema que desolou muitos fãs. A história do jogo é bastante curta, tendo apenas 69 missões. É inacreditável quando o jogo é terminado, pois estava tão bom e por anos você não terá uma experiência igual. Agora, para suprir esse pedaço que falta, com essa história envolvendo emoções e loucuras, somente com um novo trailer, com as inscrições "Rockstar Games presents" "Grand Theft Auto VI" ou seja lá qual for o nome do próximo.

  • Conclusão:
Grand Theft Auto é uma franquia que não acontece da noite para o dia. E este foi simplesmente épico, pois apresentou tudo o que queríamos, trouxe possibilidades do passado e fez além. Quer sentir toda essa experiência? Garanta já o seu através da PS Store ou de uma loja de sua preferência. E não deixe de apreciar cada segundo que GTA V tem para trazer à você.

Em breve, uma análise completa de Grand Theft Auto Online. 

Nota PlayStation Magazine Brasil:
100/100.

We are PlayStation Nation!

Nenhum comentário:

Postar um comentário